Pesquisa personalizada

segunda-feira, agosto 06, 2007

e-scritores 01 - Rita Apoena



Pelos caminhos da literatura, contemplando a boa leitura, sem a chata análise da qualidade formal ou acadêmica.

Fora as críticas enfadonhas!

Vamos percorrer esses caminhos e encontrar flores e pedras e sentir, curtir, nos empolgar com a delícia que é se entregar a elas ou descartá-las se te agradam ou desagradam... Simplesmente! Sem aquela obrigação de elogiar o unânime e criticar o rejeitado.

Lanço um tipo de post especial. Vou, de tempos em tempos, sem compromisso, dedicar algumas linhas a e-scritores, ou, melhor explicando, poetas e contistas que começaram a publicar seus trabalhos em blogs.

E tenho o prazer de iniciar com Rita Apoena e sua literatura das pequenas coisas.

Com um estilo menina-inocente, totalmente despretensioso, já conquista fãs fieis ao seu blog. Tem diversas comunidades no orkut como Jornal das Pequenas Coisas, Rita Apoena - Poetisa e Rita Apoena, todas criadas por fãs e chegando juntas a perto de 4mil participantes.

Ela imprime às coisas do dia-a-dia uma poesia cândida. É capaz de enxergar poesia mesmo numa largatixa que tem como moradia a parede do seu quarto... e conversa com a lagartixa como se ela fosse uma cidadã da sua própria pasárgada e alimenta seu eu-lírico com essas e outras pequenas coisas...

Pequenas Coisas é mesmo a expressão melhor que há no mundo para transmitir a intenção das suas palavras. Rita mistura prosa, poesia, fotografia e uma pitada de arte-plástica (ou brincadeiras que mais parecem pequenas artes de pré-escolar, com pitura a dedo, colagem e reciclagem de material de lavanderia e cozinha) e recheia seu blog com uma gostosa expressão, capaz de nos causar sorrisos bem humorados e inspirados.

Rita tem estilo próprio e é muito competente em suas palavras, mostrando maturidade ainda que não perca seu ar de meninota e a expontaneidade como arruma as letrinhas uma atrás da outra, como se cantarolasse enquanto o faz.

Em breve ela lança seu livro e, se depender da expectativa dos seus fãs, expressa nas comunidades de Orkut, tem tudo para ser bem difundido. Pode contar com nossa ajuda Quixotesca também, Rita. Farei um post especial para o lançamento!

Enquanto isso, meus amigos, fiquem com o Jornal das Pequenas Coisas. Boa leitura.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu também adoro a Rita e admiro muitoa poesia despretenciosa e sensível que ela faz. Arte que entra pelos poros até da lagartixa.

Anônimo disse...

Muito linda a homenagem.
Adoro a escrita de Rita.
E o livro irei adquirir com certeza.

Anônimo disse...

Ah... como eu posso agradecer tamanho carinho e bondade! Logo eu, que sou tão desajeitada para elogios, nunca sei onde esconder as mãos. Que gesto delicado! É uma honra ser a primeira. Que texto! Que blog! Perdoe-me a total falta de jeito. Um grande abraço!

JuNFontes disse...

Ritinha é o tipo de pessoa que todos gostariam de ter em casa. Digo isso, n só pelo que ela escreve. Mas pelo que ela é (eu sei que ela é).
Através do introsamento dela com os leitores, a gente sente que a Rita tá perto, e fica mais feliz pq além de ler as lindas palavras que ela sabe arrumar, a gente ainda pode ser amiga dela.
Desejo toda sorte pra Ritinha. E espero que esse livrinho n demore tanto.